Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 4ª EDIÇÃO DO JOVEM VEREADOR OPORTUNIZA EXPERIÊNCIAS PARA NOVE ESTUDANTES BUTIAENSES

por bua última modificação 18/12/2018 13h54

Jovens Vereadores juntamente com a comissão organizadora e parlamentares / Foto: Vinícius Domingues / Imprensa Câmara de Butiá

Ao longo de dois dias, nove estudantes butiaenses tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina da Câmara Municipal de Vereadores de Butiá, funções e deveres dos parlamentares. A experiência é resultado do projeto “Jovem Vereador”, de autoria do presidente Leonardo Montenegro e realizado pelo Legislativo Municipal. Na quarta edição, um fato inédito: a iniciativa teve apenas mulheres participando.

A programação do “Jovem Vereador” ocorreu entre os dias 21 e 22, porém, até chegar neste capítulo, outras etapas foram cumpridas. A seleção dos participantes é através do concurso de redação aplicado no Ensino Médio das escolas Visconde de Mauá e Marechal Rondon. Ao todo, 442 textos acabaram sendo analisados pela comissão organizadora, formada por representantes das instituições de ensino e Legislativo.

Em 2018, os estudantes desenvolveram os textos abordando o tema: Os 12 anos da Lei Maria da Penha - O Feminicídio e o Silêncio que Mata, respondendo a pergunta: "Em briga de marido e mulher não se mete a colher?". Visando auxiliar os alunos, o “Jovem Vereador” trouxe uma inovação, com a realização do seminário abordando o assunto deste ano. Além disso, levantar a discussão sobre a violência cometida contra as mulheres, diariamente, em todos os cantos do Brasil.

As jovens vereadoras de 2018 foram: Brenda Santos Pedersine, Giovanna de Souza Santos, Ana Cristina Agapito Cabral, Júlia Dias Duarte e Alexandra Amábile Neves Kalata, da Escola Estadual Visconde de Mauá. Bruna Longaray Dias, Maria Rafaela Machado Ferreira, Eduarda Pereira Bergmann e Tamires Rosa Wisnieski representaram o Instituto Estadual Marechal Rondon.

Após conhecerem os trâmites e o que está dentro das competências dos vereadores, as jovens receberam o desafio de eleger a Mesa Diretora e elaborar indicações, projetos e moções, que foram apresentados na Sessão Simulada, no Plenário da Câmara, na tarde desta quinta-feira, com a presença de familiares, amigos, professores e autoridades.

Através do amplo diálogo, as jovens vereadoras construíram a seguinte pauta:

Indicações:

- Criação de um Grupo de Apoio e Conscientização acerca de diversos casos de violência contra a mulher;

- Criação do Concurso Natalino anual, a fim de premiar as casas com decoração mais criativa e sustentável.

Projeto:

- Criação do Conselho das Jovens Vereadoras 2018.

Moção:

- Moção de repúdio de atos de violência contra a mulher.

No final da sessão, aconteceu a entrega dos certificados as jovens vereadoras e comissão organizadora. O projeto Jovem Vereador é uma iniciativa da Câmara de Butiá, com o apoio das Escolas Visconde de Mauá e Marechal Rondon, e patrocínio cultural da empresa Copelmi Mineração.