Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Butiá inova ao instituir Lei do “Abraço da Vida”

Butiá inova ao instituir Lei do “Abraço da Vida”

por bua última modificação 21/11/2019 11h45
Lei municipal nº 3.446/2019

A Câmara de Vereadores de Butiá aprovou recentemente e por unanimidade, projeto de Lei que visa divulgar a Manobra de Heimlich, também conhecida como “Abraço da Vida” ou Manobra do Desengasgo.

A referida manobra é uma técnica de emergência, cuja aplicação pode ser realizada por qualquer pessoa e consiste num método que visa expelir possível objeto estranho da traqueia da vítima. A asfixia ou sufocação provocada é uma causa comum após o engasgo e a súbita queda de oxigênio pode levar a óbito em poucos minutos, caso não solucionado rapidamente.

A medida, já transformada na Lei municipal nº 3.446/2019 (chamada de Lei do “Abraço da Vida”), obriga a afixação de cartazes explicativos, que demonstrem a "Manobra de Heimlich", em restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação e estabelecimentos similares, além de refeitórios das escolas públicas e privadas.

Conforme o autor da iniciativa, Vereador Leonardo Montenegro, "esta medida, além de ser de baixíssimo custo, uma vez que os cartazes serão disponibilizados no site da Câmara de Vereadores de Butiá, é de vital importância, pois a conscientização acerca de atendimentos emergenciais, como é o caso desta manobra, podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e salvar vidas.”