Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores recebe PROERD da Brigada Millitar

Câmara de Vereadores recebe PROERD da Brigada Millitar

por bua última modificação 09/08/2017 14h57

No inicio da tarde desta terça-feira (08), foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Butiá a Solenidade inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município.

Na ocasião estiveram presentes: o Prefeito Municipal,  Daniel Almeida; o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Eliseu Andrin; os Vereadores Joel Maraschin, Leandro Felício e a Vereadora Taila Medeiros, o Coordenador Regional do PROERD do Comando Regional de Policiamento Extensivo Centro Sul (CRPO/CS), Major Fernando; o Comandante da Brigada Militar de Butiá e Minas do Leão, Tenente Mauricio Cravo; o Sargento da Sessão de Instrução do CRPO/CS, Sgt.  Alex Peluci; a Presidente do Conselho Tutelar de Butiá, Solange Nogueira; a Coordenadora da Defesa Civil de Butiá, Letícia Selbach; o Secretário Municipal de Educação , Edson da Silva Leal; a Chefe do Parque Rodoviário, Fernanda Pedebos; o Comandante do Corpo de Bombeiros Civis, André Goulart; além também, das demais autoridades, professores e alunos da rede pública de ensino, representantes da imprensa local e comunidade.

O Programa PROERD tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los, Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

Um programa desenvolvido voluntariamente pelos policias militares em um trabalho educativo de prevenção. Implantado desde 15 de julho de 1998 no Rio Grande do Sul, com objetivo de mostrar noções de cidadania, prevenção ou redução ao uso de drogas e a violência, entre crianças e adolescentes, com ênfase em auxiliar os alunos a reconhecerem as questões diretas ou indiretas ao consumo e a resistência.  O PROERD já formou mais de 539.282 alunos.

Em Butiá, 360 alunos fazem parte do projeto.  As escolas participantes são: Escolas Municipais Maria Alzira, Dr. Roberto Cardoso, Engenheiro José Blahá, Maria Camargo, Nicácio Machado, Dom Pedro II, Rui Barbosa, Beijamin Costant  e as Escolas Estaduais Visconde de Mauá,  Instituto de Educação Marechal Rondon e  Venceslau Brás.

Fizeram parte da mesa das autoridades na Solenidade de Abertura ao Programa: o Prefeito municipal, Daniel Almeida; O Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores,  Eliseu Andrin; o Vereador, Joel Maraschin; a Vereadora, Taila Medeiros; o Coordenador regional do PROERD CRPO/CS, Major Fernado; o Comandante da BM de Butiá e Minas do Leãos, Mauricio Cravo; a Presidente do Conselho Tutelar de Butiá, Solange Nogueira  e o Secretário Municipal de Educação, Edson Leal.

Todos os presentes parabenizaram e ressaltaram a importância da criação de projetos de prevenção que ensine ainda jovens a educação e combate às drogas.

“Considero esse programa muito importante e fundamental  para construção do desenvolvimento social, onde trabalhando com as crianças beneficiará consequentemente as famílias e em um todo, toda nossa comunidade”, ressaltou o Vereador Eliseu Andrin.

A Vereadora Taila Medeiros em seu cumprimento falou sobre questões de gênero, a luta diária de professores e professoras e destacou também, que acredita muito nas “sementes plantadas” no inicio da formação de personalidade das crianças. “Acredito nas nossas crianças, acredito no nosso município e acredito principalmente em pessoas que abraçam causas em prol do nosso futuro, o futuro da nossa sociedade, o futuro das nossas famílias, mas principalmente o futuros das nossas crianças”.

"A gente vê o programa PROERD como um grande incentivador, para la na raiz das crianças, desde a séries iniciais, tirar o interesse da criança em experimentar álcool e drogas", finalizou o Vereador Joel Maraschin.

Texto/foto: Cindy Abreu.

Algumas informações são do site: Wikipédia