Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Autistas.

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Autistas.

por bua última modificação 21/11/2019 11h45
Instalada a frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Autistas na Câmara Municipal de Vereadores de Butiá.

Na tarde do dia 05 de julho, no Plenário da Câmara de Vereadores, aconteceu a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Autistas, através do requerimento 019/2019 de autoria do vereador Eliseu Andrin, regulamentado pela Portaria nº 013/2019.

Na ocasião o lançamento desta Frente contou com a presença de autoridades locais, Escolas, famílias da comunidade envolvidas e a presença da Deputada Estadual Any Ortiz.

O cuidado se faz necessário sempre e para sempre, com o autista nasce toda uma família que luta, cuida e busca incessantemente por garantias e a partir deste momento com este espaço de discussão busca se mais do que propostas mais sim atitudes concretas.

Segundo Vereador Eliseu Andrin, proponente da instalação da frente diz que: “através das famílias que me procuraram para, juntos, buscarmos política públicas efetivas que vem ao encontro das demandas e dificuldades que enfrentam diariamente é que levantei esta bandeira.Precisamos conhecer as realidades, neste caso criar mecanismo de inclusão e, para isso, precisamos discutir, acompanhar e criar soluções, este são os principais objetivos da Frente Parlamentar em defesa dos Autistas” encerra o vereador Eliseu.

Dando continuidade desse trabalho, no dia 11 de outubro, aconteceu a primeira reunião de trabalho que contou com os órgãos da Prefeitura Municipal: Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência social, Trabalho e Cidadania, que trouxeram toda a realidade com relação ao trabalho que a rede oferta no município. Participaram também, as escolas, famílias e comunidade em geral e contamos com a presença do Vereador Claudio Janta, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara de Porto Alegre que contribuiu muito com toda sua experiência com a realização deste trabalho em Porto Alegre. Nesta reunião já foram levantadas demandas pelas famílias reivindicando alguns direitos através dos serviços que necessitam para seus filhos. O Vereador Eliseu Andrin colocou que as reuniões da frente serão encontros de trabalho e abertas a toda comunidade que todos podem contribuir através da participação com conteúdos, experiências e propostas que sirvam de subsídios ao trabalho coletivo.

Ficou acertado pelos presentes que as reuniões serão sempre a tarde e as datas previamente agendadas.