Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Região Carbonífera conquista emenda para a duplicação da BR-290

Região Carbonífera conquista emenda para a duplicação da BR-290

por bua última modificação 19/10/2017 15h40

Desde  janeiro de 2017 os Vereadores de Butiá buscam recursos para continuidade das obras de duplicação da BR-290, criando assim no mesmo mês uma Frente Parlamentar Regional em defesa deste objetivo.

Após diversas manifestações e à busca por recursos para conclusão da obra, na terça-feira (10 de outubro) a Vereadora Taila Medeiros e o Vereador Leandro Felício apresentaram a defesa para a duplicação da BR-290 à Bancada Gaúcha do Congresso Nacional. Pela primeira vez na história a Região Carbonífera, os vereadores conseguiram uma emenda do Governo Federal.

Na ocasião a Vereadora Taila Medeiros, que é presidente da Frente Parlamentar, explicou os principais motivos para que a obra tenha sequência entre os municípios de Eldorado do Sul e Pantano Grande. Além disso, Taila ressaltou os prejuízos para a economia e a constante perda de vidas que, segundo a Polícia Rodoviária Federal, poderia ser evitada em até 90% com a duplicação concluída.

Entre os 70 projetos propostos 14 foram votados, mais três indicados pelos senadores. Das 17 propostas escolhidas, duas ficaram impositivas (pagamento emergencial). A continuação das obras de duplicação da BR-290 ficou entre as 15 selecionadas, sendo a única obrigatória pelo CDO (Collateralized Debt Obligation ou do português Obrigação de Dívida Colateralizada).

Texto/foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Butiá.